Como ingressar no Exército? AMAN - Informativo CPEM Bragança Paulista

 Informativo CPEM Bragança Paulista

Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN


A Academia Militar das Agulhas Negras tem o propósito de formar o Aspirante-a-oficial das Armas, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico, habiliando-o para os cargos de tenente e capitão.
Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN: Situada à sombra do Pico das Agulhas Negras, de onde vem o seu nome, e às margens do Rio Paraíba do Sul e da Rodovia Presidente Dutra, tem sua sede na cidade de Resende (RJ), distante 150 km da Baía de Guanabara (RJ) e 260 km do grande centro econômico, que é a cidade de São Paulo (SP).
A Academia impressiona devido à imponência de suas instalações, amplas pérgulas, confortáveis e acolhedores alojamentos, salas de aulas e bibliotecas espaçosas, salões culturais e dependências esportivas atraentes e modernas

O Cadete

Cadete é o título que recebe o aluno da AMAN. O termo teve origem nas tradições da nobreza monárquica. O cadete desenvolverá, durante sua formação para se tornar oficial, amor à verdade, culto à lealdade, exercício da probidade e prática da responsabilidade, valores característicos do código de conduta necessário ao militar brasileiro. Como modelo e padrão de soldado, deverá se inspirar na figura inigualável do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, reverenciado como Patrono do Exército Brasileiro.
O Espadim, réplica da espada invicta de Caxias, é entregue ao cadete, em solenidade especial, como símbolo da honra militar, a quem cabe resguardar sua dignidade, para que outros possam empunhá-lo com honradez, após ser restituído ao Exército, o que ocorre quando o cadete é declarado Aspirante a Oficial. O Cadete é alguém cujas árduas jornadas de exercícios de campo não arrefecem o bom humor. É, enfim, um jovem alegre e muito bem ajustado à carreira que escolheu.

Ensino e Instrução

O ensino ministrado na AMAN é realizado de forma objetiva. O estudo das matérias universitárias assegura as bases humanística, filosófica, científica e tecnológica, necessárias à formação do futuro oficial.
A instrução militar desenvolve-se durante os quatro anos letivos e obedece a um escalonamento progressivo:
  1. formação inicial do combatente (primeiro ano);
  2. curso avançado com instruções de maior complexidade (segundo ano); e
  3. especialização nos diversos cursos (dois últimos anos).
Na AMAN, o cadete poderá realizar os cursos de paraquedismo, guerra na selva e montanhismo.

Principais Direitos do Cadete

O cadete fará jus à alimentação, uniformes e alojamento, além de assistência médico-odontológica, por meio do Sistema de Assistência Médico-Hospitalar aos Militares do Exército, Pensionistas Militares e seus Dependentes (SAMMED).
Para fins hierárquicos, é considerado praça especial dentro do Exército, com graduação entre o subtenente e o aspirante a oficial.
Todos os meses, receberá um soldo (pagamento) para suas despesas pessoais. Após ter concluído o curso, com duração de quatro anos, será declarado aspirante a oficial e receberá a espada e as estrelas definitivas de oficial do Exército Brasileiro. A partir de então, seguirá para um dos quartéis localizados pelo Brasil, para iniciar uma carreira tanto exigente quanto gratificante, Após seis meses, será promovido ao posto de 2º Tenente, dando prosseguimento a essa carreira.

Armas, Quadro e Serviço

Ao término do Curso Avançado de Instrução (segundo ano), o cadete deverá, dentro do critério de classificação por méritos, escolher um dos seguintes cursos para se especializar:

Infantaria

arma base, com aptidão para combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas. Como Oficial da Arma de Infantaria VOCÊ poderá servir em diferentes tipos de Organizações Militares, como as motorizadas, mecanizadas, blindadas, paraquedistas, aeromóvel, de selva, de caatinga, de montanha, de polícia do exército e de guarda.

Cavalaria

pela combinação de mobilidade, potência de fogo, ação de choque e proteção blindada, a Arma de Cavalaria participa de ações ofensivas e defensivas, bem como é preparada para ser empregada à frente dos demais integrantes da Força Terrestre, na busca de informações sobre o inimigo e sobre a região de operações. Seus elementos podem ser mecanizados, blindados e de guarda.

Artilharia

como o principal meio de apoio de fogo da Força Terrestre, as Unidades e Subunidades da Artilharia podem ser dotadas de canhões, obuseiros, foguetes ou mísseis. Com precisão e rapidez, sua função é destruir ou neutralizar instalações, equipamentos e tropas inimigas localizadas no campo de batalha.

Engenharia

As Organizações de Engenharia podem ser de Combate ou de Construção. A de combate facilita o deslocamento das tropas amigas, reparando estradas, pontes e eliminando os obstáculos, e, ainda, dificulta o movimento do inimigo. A de construção, em tempo de paz, colabora com o desenvolvimento nacional, construindo estradas de rodagem, ferrovias, pontes, açudes, barragens, poços artesianos e inúmeras outras obras.

Comunicações

permitem e realizam as ligações necessárias entre os diferentes escalões de comando, que exercerão a coordenação e o controle de seus elementos subordinados. Por meio de atividades de Guerra Eletrônica, impede ou dificulta as comunicações do inimigo, facilita as suas próprias e obtém informações.

Material Bélico

realiza o apoio logístico voltado para a manutenção do material bélico, principalmente armamentos, viaturas e aeronaves. Cuida, também, do suprimento de combustíveis, óleos, graxas e lubrificantes para motores e máquinas.

Intendência

é a parte da logística voltada para as atividades de suprimento de material de intendência (uniformes, equipamentos individuais etc.) e de diversos tipos de munição e gêneros alimentícios. Em operações, também proporciona outros serviços, como lavanderia e banho.

Ingresso na AMAN

O ingresso na AMAN ocorre exclusivamente por intermédio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), situada em Campinas (SP). As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de junho e julho e são feitas pela internet, por intermédio do site: www.espcex.ensino.eb.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário